Vamos comentar! O seu comentário é o nosso incentivo!

quinta-feira, agosto 01, 2013

Top 5: Verdade x ficção: filmes de terror inspirados em histórias reais

Muita gente adora os filmes de terror, afinal, não há por que ter medo deles, já que tudo o que acontece nas telas não passa de ficção, não é mesmo? Bem, na verdade, muitos personagens e eventos retratados pelos cineastas foram baseados em histórias e pessoas reais, e essa informação talvez sirva como ingrediente para tornar esses filmes ainda mais horripilantes.
O pessoal do Minilua reuniu alguns exemplos de filmes de terror inspirados em personagens e fatos reais, e você pode conferir a nossa seleção a seguir. Preparado para tremer?

1 – Psicose

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Este clássico do cinema — dirigido por Alfred Hitchcock — traz a história de Norman Bates, o proprietário maluco de um pequeno hotel que desenvolve uma dupla personalidade assassina e sofre de delírios sobre a sua falecida mãe que, por sinal, fica guardada no sótão do local. O personagem foi inspirado em um norte-americano chamado Ed Gein, preso na década de 50 por cometer dois homicídios.
Além dos assassinatos, Gein também foi condenado por desenterrar os corpos de diversas mulheres que lembravam a sua mãe morta, os quais ele esfolou para produzir abajures, meias e um macacão de pele humana, com o intuito de se transformar em uma mulher. O maluco da vida real foi declarado insano e passou o resto da vida em uma instituição para doentes mentais.

2 – O Exorcista

Fonte da imagem: Reprodução/NetMovies
Mais um clássico do terror, este filme da década de 70 conta a história de uma dupla de padres que realizam rituais de exorcismo para salvar uma menina de 12 anos possuída por um demônio. Para criar essa horripilante história, o autor do livro e roteirista de “O Exorcista” — William Blatty — se inspirou em um artigo acadêmico sobre o exorcismo de um menino realizado na década de 40 em Maryland, nos EUA.

3 – Evocando Espíritos

Fonte da imagem: Reprodução/Film Review
Neste filme de 2007, para que garoto doente possa ficar mais próximo de seu médico, sua família se muda para Connecticut e acaba descobrindo que a nova casa é mal-assombrada. A história real que serviu de inspiração para “Evocando Espíritos” segue exatamente a mesma linha, ou seja, uma família que se mudou de cidade por conta do tratamento do filho que sofria de câncer.
Entretanto, os pais do menino doente descobriram diversos equipamentos de embalsamento no quarto no qual o garoto dormia, deixando claro que o local havia funcionado como uma antiga funerária. Além disso, eventos estranhos — envolvendo vozes e sombras sinistras e a descoberta de gotas de sangue — começaram a acontecer e, para piorar, o menino acabou possuído por uma entidade maligna, forçando a família a realizar rituais de exorcismo.

4 – Terror em Amityville

No filme — da década de 70 —, uma família se muda para uma casa localizada na beira de um lago que havia sido palco de diversos assassinatos no ano anterior. Mas, depois que fenômenos inexplicáveis começam a acontecer, os novos moradores decidem abandonar o local apenas quatro semanas após terem ocupado a residência. O longa foi baseado em uma história real descrita pelas pessoas que viveram em Amityville.
Segundo a família, durante o tempo em que estiveram na casa, eles avistaram figuras demoníacas, ouviram vozes de espíritos, encontraram crucifixos invertidos pelos cômodos e afirmaram que uma meleca verde escorria pelas paredes. Os especialistas que investigaram o local e avaliaram as informações relatadas tanto pela família como no filme não encontraram nenhuma explicação razoável, alegando que os incidentes não passavam de armação.

5 – O Massacre da Serra Elétrica

Lançado na década de 70, este título de baixo orçamento é sobre cinco jovens que se deparam com um homem louco — o famoso Leatherface — e sua família de canibais. O malucão decide matar todo mundo com uma serra elétrica e, como se não bastasse, ele usa uma horripilante máscara feita de pele humana.
Embora Tobe Hooper — a mente por trás do filme — tenha tido a ideia de produzi-lo depois de visitar uma loja de ferragens, ele se inspirou em Ed Gein (o mesmo doido que Hitchcock usou como “modelo” em Psicose) para criar Leatherface, o personagem principal. Aliás, leitor, você consegue adivinhar mais um filme cujo personagem foi inspirado na história de Gein? Não deixe de contar para a gente qual é o seu palpite nos comentários.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...