Vamos comentar! O seu comentário é o nosso incentivo!

segunda-feira, dezembro 16, 2013

Top 10: Grandes diretores de cinema que continuam trabalhando

Para comemorar nossa ducentésima postagem veja os melhores diretores da atualidade
Mesmo com brilhantes carreiras bem-sucedidas, alguns cineastas não desistem e continuam participando de projetos cinematográficos. Veja quais são!


1°  Steven Spielberg é um dos diretores de cinemas mais famosos e prestigiados de Hollywood. Ganhou fama e renome com Tubarão, de 1975 e E.T- O extraterrestre, de 1982. Mesmo assim, ele continua na ativa e recentemente dirigiu a animação As Aventuras de Tintin e o premiado Lincoln, que deu a Daniel Day Lewis seu terceiro Oscar de melhor ator. 



2° A "Era Moderna" de Quentin Tarantino, que ganhou renome internacional com  Pulp Fiction, de 1993, começou com Kill Bill, em 2003. Desde então, ele vem dirigindo quase um filme por ano, sempre muito premiados como Bastardos Inglórios, de 2009 e Django Livre, de 2013.

 3°  Os irmãos Coen são profissionais na arte de dirigir  filmes estranhos e inteligentes, como Fargo, de 1996. Nos anos 2000, a dupla manteve o fôlego e conquistou o Oscar de melhor direção em 2008 por Onde Os Fracos Não Têm Vez.


 4°  Wes Anderson, um dos fundadores do filme independente moderno, não para desde sua estreia cinematográfica com Pura Adrenalina, em 1996. Em 2009, ele dirigiu a animação O Fantástico Sr. Raposo, com vozes de George Clooney e Meryl Streep no casal principal

5°  David Fincher é um dos diretores contemporâneos mais influentes da atualidade que comandou algumas das produções atuais mais importantes e marcantes da década. Depois dos violentos e geniais Seven- Os Sete Crimes Capitais,  de 1995 e Clube da Luta, de 1998, o norte-americano continua fazendo grandes produções como A Rede Social, Zodiáco e O Curioso Caso de Benjamin Button.



6°  Mesmo tendo dirigido poucos filmes ao longo de sua vida, Terrence Malick é considerado um dos melhores diretores de cinema da atualidade. Recluso, suas obras são consideradas verdadeiras obras-primas. Em 2011, o seu A Árvore da Vida ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.


7°  Christopher Nolan é considerado o novo rei do cinema blockbuster de hollywood. Desde Amnésia, de 2000, ele só produziu filmes que fizeram muito sucesso de público e crítica como a trilogia do Batman e A Origem.



8°  Paul Thomas Anderson se tornou um diretor mundalmente reconhecido após dirigir o drama Magnólia, com Tom Cruise em 1999. Ele continua em alta, principalmente depois do premiado Sangue Negro e do polêmico O Mestre, associado à cientologia


 9°  Peter Jackson já é considerado um verdadeiro gênio da direção após conseguir adaptar tão bem a trilogia do Senhor dos Anéis, baseado na obra de JRR Tolkien. Uma adaptação tão longa e densa como essa é um verdadeiro trabalho de mestre. Todavia, o neozelandês não para de trabalhar e já prepara duas sequências para o épico O Hobbit e assinou a produção de As Aventuras de Tintin, de 2011.


10°  Michael Haneke é um dos cineastas mais respeitados do mundo e ganhou notoriedade com seus filmes escuros e ambíguos, que exigem uma reflexão do espectador, já que não fornece todas as respostas a ele. Caché, de 2005, é um brilhante exemplo desta característica. Seu final é surpreendente e deixa muita gente achando que o filme não acabou. Sua ótima fase também se prolongou a 2013, quando Amor ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro.



 Menções Honrosas :
Lars Von Trier
A capacidade do cineasta dinamarquês se envolver em polêmicas é tamanha que acaba deixando o talento dele, muitas vezes, em segundo plano. Para quem não se importa com as declarações por vezes absurdas e o jeito inconstante, não deixa de constatar o talento para arrancar grandes atuações, a sensibilidade em criar atmosferas sufocantes e tensas, além de histórias sobre a natureza humana. Um gigante do cinema mundial!
Martin Scorsese
Impressiona a capacidade de Scorsese manter um nível tão alto mesmo com uma carreira mais do que consolidada. Se Coppola está em uma fase mais experimental, Spielberg erra ao apelar muitas vezes no melodrama e Woody Allen varia muito a qualidade dos projetos de uma obra para outra, o cineasta de “Taxi Driver” e “Touro Indomável” continua sendo preciso como nos excelentes “Ilha do Medo” e “A Invenção de Hugo Cabret”, sendo este um dos poucos a utilizar o 3D de maneira inteligente e eficiente. Além disso, trouxe dois ótimos e importantes documentários para o mundo do rock: “Rolling Stones - Shine a Light” e “George Harrison - Living in The Material World”.


A Revista americana Entertainment Weekly divulgou em 2011 uma polêmica lista com os 25 maiores cineastas da atualidade.

 Entre os esquecidos que  motivaram mais reclamações na internet, estão Woody Allen (Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos), Kevin Smith (Tiras em Apuros), Ridley Scott (Robin Hood), Steven Soderbergh (O Desinformante!) e Oliver Stone (Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme).
A lista também está foi criticada por ter poucos diretores estrangeiros.

25) Wes Anderson (O Fantástico Sr. Raposo)
24) Mike Leigh (Another Year)
23) Brad Bird (Ratatouille)
22) J.J. Abrams (Star Trek)
21) Spike Lee (Milagre em St. Anna)
20) Edgar Wright (Scott Pilgrim contra o Mundo)
19) Peter Jackson (Um Olhar do Paraíso)
18) James Cameron (Avatar)
17) David Lynch (Império dos Sonhos)
16) David O. Russell (O Vencedor)
15) Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror)
14) Danny Boyle (127 Horas)
13) Roman Polanski (O Escritor Fantasma)
12) Guillermo del Toro (Hellboy II - O Exército Dourado)
11) Paul Thomas Anderson (Sangue Negro)
10) Pedro Almodóvar (Abraços Partidos)
9) Clint Eastwood (Além da Vida)
8) Terrence Malick (O Novo Mundo)
7) Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios)
6) Joel e Ethan Coen (Bravura Indômita)
5) Darren Aronofsky (Cisne Negro)
4) Martin Scorsese (Ilha do Medo)
3) Steven Spielberg (Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal)
2) Christopher Nolan (A Origem)
1) David Fincher (A Rede Social)



 Fonte R7 e EW


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...